Portais Autárquicos
Sistema de Suporte à Gestão Autárquica
A descentralização em curso, a institucionalização das Autarquias Locais e a municipalização de muitos dos serviços públicos obrigam à formalização dos processos de gestão interna nas Autarquias Locais de forma “federada” de modo a que as componentes de atendimento sejam integradas nos BUAPs. A integração do atendimento dos processos de gestão autárquica nos BUAPs obriga a que os processos internos tenham o mesmo suporte tecnológico em todas as autarquias do país.
A criação dum Sistema de Suporte à Gestão Autárquica (Sistema SGA) é por isso premente e deverá também melhorar a relação entre a Administração Central / Local e a população das Autarquias Locais. Pretende-se que a interação seja mais fácil, mais rápida, mais barata, mais acessível, mais digital, mais uniforme, mais transparente e mais eficiente.
O intuito é rentabilizar e reforçar o investimento já realizado nos BUAP espalhados pelo país. Acrescentar a esta rede física de BUAPs uma infraestrutura tecnológica capaz de modernizar a estrutura administrativa pela crescente desmaterialização, automação dos processos e tratamento em tempo real da informação existente nas Autarquias Locais e assim gradualmente contribuir para a sua evolução para a Era Digital - ANGOLA DIGITAL.
O Sistema de Suporte à Gestão Autárquica (Sistema SGA), tem como principais metas:
Criar Formulários Autárquicos Comuns;
Prestar serviços com mais qualidade, acessíveis e transparentes;
Apostar na comunicação e atendimento multicanal, sem papéis, mais fluído;
Capacitar toda a estrutura com melhores meios tecnológicos;
Unir esforços com todos os colaboradores tendo em vista a melhoria contínua dos processos;
Disponibilizar Portal(is) Autárquico(s) - Sistema que permite a disponibilização de serviços cada vez mais online;
Disponibilizar Aplicação(ões) Móvel(is) Autárquica(s) - Sistema que coloca a autarquia na ponta dos dedos;
Capacitar a realização do cadastro de equipamentos / infra-estruturas autárquicas e respectivos atributos;
Criar uma Infraestrutura de Dados Espaciais Integrados de Angola (iDEIA) capaz de uniformizar a recolha de dados, armazenamento, tratamento e visualização da informação (harmonização dos dados);
Disponibilizar Portal(is) webSIG GEOANGOLA - Sistema de informação geográfica e de cadastro simplificado capaz de fazer o Cadastro Predial e de incrementar os serviços geográficos prestados pelos BUAPs;
Disponibilizar ferramentas BI de Apoio à Decisão para melhor gestão do ordenamento e desenvolvimento do território pelo Governo, MAT, órgãos provinciais e autarquias.